Vertebra 2.0
top of page

SOBRE JU DOMINGUEZ

IMG_5287.JPG

Ju Dominguez é idealizadora e fundadora do Vertebra, a primeira e maior escola de Movimento do Rio de Janeiro. É uma das poucas referências femininas no país de profissional de Movimento e empresária à frente de uma escola em constante crescimento. Por anos estudou o método de Movimento direto da fonte: fez parte do programa de online coaching com Ido Portal e Johnny Sapinoso de 2016 a 2018. Participou do Movement X em 2015, Juggernaut em 2018, e European Movement Meeting em 2018 e 2019. Lá, estudou presencialmente com Shai Faran, Dudi Malka, Odelia Goldschmidt, Marcello Palozzo e o próprio Ido Portal. Paralelamente à prática de Movimento, segue estudos de improvisação na linguagem Gaga, de Ohad Naharin, com a própria equipe da Batsheva Dance Company.

Foi treinadora oficial da equipe Nike Rio em 2017 e 2018. Estuda biomecânica, dinâmicas respiratórias e dinâmicas de solo, bem como didáticas de ensino dessas técnicas para corpos distintos com Claudio Fernandez. É presença confirmada como professora convidada para o Movement Retreat 2023 em Portugal com a equipe Movement Lisboa.

Nos últimos anos, também passou por aulas regulares e workshops em dança clássica e contemporânea, improvisação, movimento, floorwork, chi kung e biomecânica com profissionais e companhias como James Wilton Dance Company, Ground Grooves, Shahar Binyamini, Chey Jurado, Vitor Hamamoto, Tiago Martins, e Martín Fiasche. Em seu background, mais de uma década de dança clássica e contemporânea; integrante de companhia circense como acrobata aérea e instrutora de yoga. Atualmente cursa Educação Física no Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação. Com essa bagagem, aliada aos quase 13 anos como professora, ensina movimento de forma autoral e individualizada, para todos os corpos, com qualquer história.

IMG_0679.jpg

SOBRE CARU SCHULTZ

Caru Schultz tem “bicho corpointeiro” desde que o corpo tem estrutura para se mexer. Do teatro ao futebol na infância e

adolescência, começou a dar aulas de yoga tão logo descobriu que não queria ser professora de Português.

A Caru testemunhou o nascimento do Vertebra, e participou de aulas e workshops presenciais e online com os professores da escola. Há alguns anos, vem explorando diferentes possibilidades do corpo com professores como Ruy, Mariana Taques, Diogo Granato e Vitor Hamamoto. Busca a ludicidade em suas aulas, e compreende que a diversão é uma condutora poderosa para viver com saúde.

Praticante de Capoeira com o Mestre Ferradura e com o professor Felipe Cunha, que a apresentou ao Mestre Jorge Itapuã Beiramar, com quem veio a se formar professora no Método Organic Flow, uma metodologia híbrida de movimento que considera o desenvolvimento motor como base para treinar de maneira lúdica e cuidadosa.

 

Também é praticante e instrutora de yoga com mais de 10 anos de experiência em ensino, formada em 2013 pelo Find Balance com David Lurey e Mirjam Wagner. Tem especialização em Anatomia Funcional para o Yoga, conduzida pelo médico e professor Ray Long, no Pavones Yoga Center, na Costa Rica – onde também cursou Yoga Terapia, e Especialização em Vinyasa e Sequência de Ásanas. Viveu e trabalhou em Pavones por mais 5 anos, ensinando alunos do mundo inteiro e formando novos professores. 

Além de suas investigações no campo do movimento, está fazendo mais uma formação, essa em Ayurveda,  sistema de saúde de origem Indiana que olha pro Ser de maneira integral

SOBRE VALENTINA FITTIPALDI

4da53ba7-5bf1-4fc9-a641-48965b6adad5.jpg

Nascida no Rio de Janeiro e filha de músicos, Valentina cresceu no meio no meio artístico, aprendendo piano, cantando em coral e vivenciando a cultura popular brasileira.

 

Aos 15 anos estudou no curso técnico da Escola e Faculdade Angel Vianna, tendo contato com as técnicas Klauss Vianna, Laban e muitas práticas somáticas. Junto a isso, iniciou seus estudos de Ballet Clássico no Studio Berta Rosanova e, posteriormente, com as professoras Sylvia Barreto e Helena Matriciano. 

Em 2016, foi contemplada com a VI edição do Prêmio Dança Moderna, que lhe deu a oportunidade de passar 1 mês estudando na Martha Graham Dance School, em Nova Iorque, onde voltou em 2019 para o curso de inverno. 

Desde junho de 2017 tem trabalhado com a Lia Rodrigues Companhia de Danças, se apresentando em mais de 15 países e contribuindo com a preparação corporal da Cia.

Em 2018, se graduou no Bacharelado em Dança pela UFRJ, apresentando seu trabalho solo “Aluamento” na EEFD e no Rampa – Lugar de criação. Em 2020, começou a estudar o método do professor Ido Portal através do Vertebra, tornando-o uma de suas principais pesquisas hoje em dia.

SOBRE JOÃO MANDARINO

IMG_4933 cópia-2_edited.jpg

João Mandarino é um artista do corpo, com o desejo e a busca por unir as linguagens da dança, do teatro e do circo. A partir do resgate da capoeira e do mergulho na dança contemporânea esses universos vêm se encontrando e se misturando em suas aulas e criações. Desenvolve sua pesquisa a partir da movimentação do universo da capoeira, um estudo sobre o fluxo, acrobacias e a circularidade presente nos movimentos.

 

Graduado em Licenciatura em dança pela Faculdade de Dança Angel Vianna, em 2017. Formado no curso técnico profissionalizante de atores da CAL (Casa das Artes de Laranjeiras) em 2010. Mais de 60 horas de aulas no Peridance Capezio Center em Nova York, 2016. Atuou em séries e filmes, com destaque para o álbum visual de Manu Gavassi. Integrou e colaborou em grandes companhias como Esther Weitzman Cia de dança e Renato Vieira Cia de dança. Professor e Diretor da CAE, Case de Arte e Educação.

Caru
bottom of page