SAIBA MAIS SOBRE
SOBRE JU DOMINGUEZ

Ju Dominguez é idealizadora e fundadora do Vertebra, a primeira e maior escola de Movimento do Rio de Janeiro. Foi uma das primeiras referências femininas no país de profissional de Movimento e empresária à frente de uma escola em constante crescimento. Por anos estudou o método de Movimento direto da fonte: fez parte do programa de online coaching com Ido Portal e Johnny Sapinoso de 2016 a 2018. Participou do Movement X em 2015, Juggernaut em 2018, e European Movement Meeting em 2018 e 2019. Lá, estudou presencialmente com Shai Faran, Dudi Malka, Odelia Goldschmidt, Marcello Palozzo e o próprio Ido Portal. Paralelamente à prática de Movimento, segue estudos de improvisação na linguagem Gaga, de Ohad Naharin, com a própria equipe da Batsheva Dance Company.
Foi treinadora oficial da equipe Nike Rio em 2017 e 2018. Estuda biotensegridade, dinâmicas respiratórias, dinâmicas de solo e técnicas de levantamento de peso, bem como didáticas de ensino dessas técnicas para corpos distintos com Claudio Fernandez. Foi a primeira professora convidada para o Movement Retreat 2023 em Portugal com a equipe impecável da Movement Lisboa.
Lidera uma equipe multidisciplinar no primeiro Curso de Formação de Professores de Movimento pelo Método Vertebra, e organiza Camps anuais de Movimento, Yoga e Jiu Jitsu em parceria com a escola Joom Melo BJJ & Yoga.
Nos últimos anos, também passou por aulas regulares e workshops em dança clássica e contemporânea, improvisação, movimento, floorwork, chi kung e biomecânica com profissionais e companhias como James Wilton Dance Company, Ground Grooves, Shahar Binyamini, Chey Jurado, Vitor Hamamoto, Tiago Martins, e Martín Fiasche. É graduada em Educação Física pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação, e tem em seu background, mais de uma década de dança clássica e contemporânea; integrante de companhia circense como acrobata aérea e instrutora de yoga. É praticante assídua de Jiu Jitsu. Com essa bagagem, aliada a mais de 15 anos como professora, ensina Movimento de forma autoral e individualizada, para todos os corpos, com qualquer história. CREF RJ-072719.

SOBRE CARU SCHULTZ
Caru Schultz tem “bicho corpointeiro” desde que o corpo tem estrutura para se mexer. Do teatro ao futebol na infância e
adolescência, começou a dar aulas de yoga tão logo descobriu que não queria ser professora de Português.
A Caru testemunhou o nascimento do Vertebra, e participou de aulas e workshops presenciais e online com os professores da escola. Há alguns anos, vem explorando diferentes possibilidades do corpo com professores como Ruy, Mariana Taques, Diogo Granato e Vitor Hamamoto. Busca a ludicidade em suas aulas, e compreende que a diversão é uma condutora poderosa para viver com saúde.
Praticante de Capoeira com o Mestre Ferradura e com o professor Felipe Cunha, que a apresentou ao Mestre Jorge Itapuã Beiramar, com quem veio a se formar professora no Método Organic Flow, uma metodologia híbrida de movimento que considera o desenvolvimento motor como base para treinar de maneira lúdica e cuidadosa.
Também é praticante e instrutora de yoga com mais de 10 anos de experiência em ensino, formada em 2013 pelo Find Balance com David Lurey e Mirjam Wagner. Tem especialização em Anatomia Funcional para o Yoga, conduzida pelo médico e professor Ray Long, no Pavones Yoga Center, na Costa Rica – onde também cursou Yoga Terapia, e Especialização em Vinyasa e Sequência de Ásanas. Viveu e trabalhou em Pavones por mais 5 anos, ensinando alunos do mundo inteiro e formando novos professores.
Além de suas investigações no campo do movimento, está fazendo mais uma formação, essa em Ayurveda, sistema de saúde de origem Indiana que olha pro Ser de maneira integral
SOBRE BETO BOTAFOGO

Beto iniciou sua busca no Movimento através do yoga em 2011. Transitou por estúdios e academias no Rio de Janeiro e Inglaterra, e teve contato com diversos mestres em diferentes linhas de prática. É também formado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ, e adora se envolver em projetos bem diversos, sempre inspirado pelo design, fotografia, pintura e música.
Concluiu em 2018 a formação em "Yoga e Vedanta" com Leandro Castello Branco e Bruno Jones no Saraswati Studio, Leblon. No mesmo ano iniciou como professor voluntário no Yoga na Laje, grupo que oferece aulas gratuitas para moradores da Rocinha e arredores.
Em 2019 concluiu uma especialização em Vinyasa com Mahavir Thury e iniciou o projeto de aulas na Praça Grécia em parceria com os Amigos Jardim de Alah. Nesse mesmo ano foi convidado pela empresa Mude para conduzir aulas coletivas externas gratuitas pelo Rio de Janeiro.
Nos anos 2020 e 2021 aprofundou-se em Vinyasa, Oss e Yin Yoga com Edson Ramos na YinYangVinyasa Yoga School.
Segue uma linha de aula que reflete a fluidez e movimentos bem encadeados onde mistura os estilos Hatha+Vinyasa. Nas aulas especiais e vivências gosta de mesclar Yin Yoga e Meditações Guiadas.
Durante 6 anos estudou acrobacias aéreas no Espaço Zentrum com professores da Escola Nacional de Circo. Foi um dos alunos mais antigos do Vertebra e ingressou no quadro de professores em 2023. É aluno do Curso de Formação de Professores de Movimento pelo Método Vertebra.
Atualmente, pesquisa como a fusão da arte e movimentos corporais livres podem desbloquear a criatividade adormecida em cada um.
SOBRE JOOM MELO

Joom Melo é professor de Movimento formado na primeira turma do Curso e Formação de Professores pelo Método Vertebra em 2024. Acumula 25 anos no universo das artes marciais tanto como professor quanto como competidor, e é faixa preta treceiro Dan de Jiu Jitsu pela Nova União. No Vertebra, é nosso mestre na arte suave, comanda aulas de Mobilidade e de Movimento. Também tem experiência e graduações em capoeira e boxe inglês. Joom é professor de Vinyasa Yoga com especialização em Oss Yoga, prática que une os fundamento do Yoga com movimentos de artes marciais. Desenvolveu um trabalho que integra Jiu Jitsu com Yoga em suas aulas. Tem experiências com ginástica artística e danças.
Comanda anualmente os Camps de Movimento, Yoga e Jiu Jitsu em parceria com o Vertebra. Foi mestre convidado no Camp BJJ in Nature na Chapada dos Veadeiros em 2025. Na Espanha, foi mestre convidado por Yan Cabral no dojô Aranha Barcelona, e estudou no Anaconda Fight Club. Na Suíça, foi mestre convidado no BJJ Swiss Morges Team de Gilson Farias; e no Atma BJJ – conhecido anteriormente como Spy BJJ).
É professor de Marcialidade no Curso de Formação de Professores Vertebra.
SOBRE GEORGIA TONUS

Georgia Tonus carrega tônus no nome e no corpo. Desde criança, opta por uma vida de movimento. Foi tenista profissional por quase 10 anos até perceber que a dança é sua verdadeira paixão.
Formada em Ciências Sociais na Suíça, e em música pelo Conservatório de Lausanne, migra para o Brasil em 2012 para cursar a Licenciatura em dança pela Faculdade Angel Vianna.
Entre 2012 e 2015 dança na companhia afro-contemporânea Cia Corpus Entre Mundos com a qual se apresenta no Festival “Tangolomango”, no festival “Back2Black”, e na estreia do filme “I love kuduro” no Festival do filme do Rio. Desde 2018, desenvolve criações de espetáculos e performances no Brasil e em Portugal com sua companhia de artes cênicas, a Companhia Motirô. Faz parte do corpo de baile da novela Fuzuê que estreou em agosto de 2023 na TV Globo.
Aprofunda seu trabalho com coreógrafos renomados como Lavínia Bizzotto, Beth Martins, Intrépida Trupe, Mário Nascimento, Renata Versiani, Ana Teixeira, Flávia Tapias, Márcia Rubin, Vitor Hamamoto, Kelly Siqueira, Steven Harper entre outros.
Sua pesquisa em dança se desenvolve na junção da música do ritmo e do movimento. Criadora do método Corpo em Ritmo, oferece várias residências e workshops explorando essa temática. É professora de Movimento formada pelo método Vertebra.
Em paralelo, trabalha como preparadora corporal e diretora de movimento para teatro, fazendo parte do corpo docente do Nu Espaço desde 2018. É também capacitada em massoterapia ayurvedédica, e segue se aprofundando nas terapias manuais e na biomecânica do movimento na Casa Satori, trabalhando em parceria com fisioterapeutas e osteopatas.